LOGIN
PT
EN
PT
EN
OUTGOING STUDENTS & STAFF
INTERNACIONAL
OUTGOING STUDENTS & STAFF

Procedimento de Candidatura para a Mobilidade de Estudantes para Estágio

A candidatura para a Mobilidade de Estudantes para Estágio pode ser efetuada a todo o momento, salvo os períodos de férias do Gabinete de Relações Internacionais. Para o efeito, contacte o Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH via Email para international@enautica.pt para proceder à candidatura como indicado de seguida. Consulte também previamente a lista de Empresas com Acordo Interinstitucional com a ENIDH no âmbito do Programa Erasmus+ ou pesquise outras de interesse.

1. A candidatura para a Mobilidade de Estudantes para Estágio requer inicialmente os seguintes documentos:
- Ficha de Candidatura para a Mobilidade de Estudantes para Estágio
- Cópia do Cartão de Cidadão (ou documento equivalente)
- Carta/Certificado de Curso (ou, se ainda não disponível, o Registo Académico através da Consulta de Notas no Netpa)

2. Envie a candidatura completa via Email (com todos os documentos em anexo em formato PDF) para o Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH.
Consoante o Curso de Formação e a especificidade do Estágio pretendido a candidatura é seriada e colocada em espera até o Gabinete de Relações Internacionais assegurar um lugar de Estágio numa Empresa de Acolhimento pretendida, condicionado à existência de cabimento de acordo com o Financiamento do Programa Erasmus+ da ENIDH.

3. Se/quando selecionado para Bolsa Erasmus deve reunir adicionalmente os seguintes documentos:
- Plano de Estágio (Learning Agreement for Traineeships) (a disponibilizar caso-a-caso)
- Certificado Médico, Certificados Marítimos e afins

4.
Envie todos os certificados e documentos afins necessários ao lugar de Estágio via Email (com todos os documentos em anexo em formato PDF) para o Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH. De seguida, prepare o Plano de Estágio (Learning Agreement for Traineeships) com o apoio do Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH para ser assinado.

Procedimento de Candidatura para a Mobilidade de Estudantes para Estudos

A candidatura para a Mobilidade de Estudantes para Estudos ocorre (se possível) em duas Fases de Candidatura durante o ano letivo conforme indicado abaixo. Para o efeito, contacte o Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH via Email para international@enautica.pt para proceder à candidatura como indicado de seguida. Consulte também previamente a lista de Instituições com Acordo Interinstitucional com a ENIDH no âmbito do Programa Erasmus+.

1. A candidatura para a Mobilidade de Estudantes para Estudo requer inicialmente os seguintes documentos:
- Cópia do Cartão de Cidadão (ou documento equivalente)
- Registo Académico atualizado (através da Consulta de Notas no Netpa)

2. Envie a candidatura completa via Email (com todos os documentos em anexo em formato PDF) para o Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH durante a Fase de Candidatura (conforme indicado abaixo). A candidatura para a Mobilidade de Estudantes para Estudos na ENIDH deve ser prosseguida pela candidatura de Estudantes Erasmus na Instituição de Acolhimento.  Pesquise online a Instituição de Acolhimento pretendida para saber o respetivo Procedimento e Prazo de Candidatura para Estudantes Erasmus. Deve consultar também online os Cursos e Unidades Curriculares disponíveis na Instituição de Acolhimento de modo a poder preparar o Plano de Estudos (Learning Agreement for Studies) pretendido.

3.
Se/quando selecionado para Bolsa Erasmus deve preparar adicionalmente o seguinte documento:
- Plano de Estudo (Learning Agreement for Studies)

4.
Entregue o Plano de Estudos (Learning Agreement for Studies) pretendido ao Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH para ser verificado e assinado. Este documento é necessário para o prosseguimento da candidatura de Estudantes Erasmus na Instituição de Acolhimento e, como resultado, para saber se a mobilidade pretendida é formalmente aceite por parte da Instituição de Acolhimento.

Fases de Candidatura na ENIDH

1ª Fase (para 1º ou 2º ou Ano Letivo Completo) *: 1 Março a 15 Março**
2ª Fase (para 2º Semestre apenas) *: 1 Outubro a 8 Outubro**

*A abertura de qualquer Fase de Candidatura está condicionada à existência de cabimento de acordo com o Financiamento do Programa Erasmus+ da ENIDH.
** Datas previstas pelo Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH salvo divulgação em contrário.

Procedimento de Candidatura para a Mobilidade de Pessoal para Ensino ou para Formação

A candidatura para a Mobilidade de Pessoal para Ensino ou para Formação pode ser efetuada a todo o momento, salvo os períodos de férias do Gabinete de Relações Internacionais. O Pessoal não Docente deve usar a Mobilidade de Pessoal para Formação e o Pessoal Docente pode optar entre a Mobilidade de Pessoal para Ensino ou para Formação consoante o objetivo pretendido. Para o efeito, contacte o Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH via Email para international@enautica.pt para proceder à candidatura como indicado de seguida. Consulte também previamente a lista de Instituições com Acordo Interinstitucional com a ENIDH no âmbito do Programa Erasmus+.

1. A candidatura para a Mobilidade de Pessoal requer inicialmente os seguintes documentos, consoante seja para Ensino ou para Formação:
- Ficha de Candidatura para a Mobilidade de Pessoal para Ensino
- Acordo de Mobilidade de Pessoal para Ensino (Staff Mobility Agreement for Teaching)
- Acordo de Mobilidade de Pessoal para Formação (Staff Mobility Agreement for Training)


2.
Envie a candidatura completa via Email (com todos os documentos em anexo em formato PDF) para o Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH.
A aceitação da candidatura para Bolsa Erasmus está somente condicionada à logística do Gabinete de Relações Internacionais e à existência de cabimento de acordo com o Financiamento do Programa Erasmus da ENIDH.

3. Face à aceitação do Gabinete de Relações Internacionais manifesta pela assinatura do Acordo de Mobilidade de Pessoal contacte diretamente a Unidade Central de Erasmus da Instituição de Acolhimento para saber se a mobilidade pretendida é formalmente aceite por parte da Instituição de Acolhimento e agendar em definitivo as datas da viagem.

4. Se/quando formalmente aceite pela Instituição de Acolhimento deve preparar adicionalmente o seguinte documento:
- Proposta da Deslocação (indicando a asseguração de funções no Período de Mobilidade, e em anexo o Acordo de Mobilidade de Pessoal respetivo)
Em conformidade, antes da Mobilidade, entregue a Proposta de Deslocação ao Responsável do Departamento ou do Serviço e de seguida ao Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH para obtenção de parecer, que segue para apreciação pelos órgãos competentes. Por fim, deixe a cópia final da Proposta da Deslocação no Gabinete de Relações Internacionais da ENIDH.

TOPO
TOPO
PARCERIAS
PARCERIAS
RECEBA TODAS AS NOVIDADES
REDES SOCIAIS