PT
EN
PT
EN
LICENCIATURAS
CURSOS
LICENCIATURAS

Numa altura em que o Mar se assume cada vez mais como um desígnio nacional, naturalmente, todas as atividades relacionadas com o sector marítimo-portuário assumem um papel fundamental para o desenvolvimento sustentado o país. Como única instituição pública de ensino superior em Portugal com a missão de formar quadros para os transportes marítimos e portos, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), procura dar resposta às necessidades que resultam da importância crescente deste sector da atividade, contando, para esse objetivo, com corpos docente e administrativo excelentemente qualificados, instalações e equipamentos de elevada qualidade de que se destacam, os equipamentos de simulação e laboratórios bem equipados, que têm sido objeto de elevados investimentos, no sentido de proporcionar aos estudantes as melhores condições para o desenvolvimento das suas competências e qualificações.

Os planos curriculares das licenciaturas em Pilotagem, Engenharia de Máquinas Marítimas e Engenharia Eletrotécnica Marítima, obedecem aos padrões de formação estabelecidos pela Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers da IMO - Organização Marítima Internacional , o que garante aos seus diplomados a obtenção de certificação internacional para o exercício da sua atividade profissional em qualquer marinha mercante nacional e internacional. Estes cursos são reconhecidos internamente pela Administração Marítima Portuguesa – DGRM.

Os cursos marítimos possuem uma elevada empregabilidade na marinha mercante nacional e internacional, pelo que os diplomados destes cursos podem ter uma carreira de sucesso neste setor de atividade com elevados níveis de remuneração.

A licenciatura em Gestão Portuária, enquanto única oferta formativa a nível nacional direcionada para esta área, constitui um valor acrescentado em termos académicos e profissionais enquanto fator diferenciador face à concorrência, procurando dotar os estudantes de competências indispensáveis para a gestão de negócios na interface portuária enquanto parte integrante de um sistema logístico mais vasto, visando melhorar a eficiência dos nossos portos, fator decisivo para aumentar a competitividade nacional.

A licenciatura em Gestão de Transportes e Logística é uma aposta inovadora no panorama da logística nacional, na vanguarda dos mais recentes processos educativos, procurando criar profissionais altamente qualificados para o setor dos transportes e da logística em geral e para o sector marítimo e rodoviário de mercadorias em particular. Os Transportes e a Logística são um dos maiores desafios que se deparam ao país em termos de competitividade. A nível da gestão é a área que mais tem evoluído em termos de importância, empregabilidade e nível remuneratório. As empresas perceberam que para serem competitivas têm que apostar neste importante segmento da cadeia de valor que pode representar de 12 a 18% dos seus custos totais de produção.

TOPO
TOPO
PARCERIAS
PARCERIAS
RECEBA TODAS AS NOVIDADES
REDES SOCIAIS