O Serviço de Apoio Psicológico (SAP) tem como principal missão dar
resposta às necessidades e problemas de âmbito psicológico que se têm
vindo a manifestar nos estudantes ao longo dos anos de formação nos
diferentes cursos da ENIDH. O Serviço constitui-se como um dos recursos
da ENIDH para dar apoio aos seus estudantes privilegiando a promoção do
seu desenvolvimento psicoafetivo e social como aspeto fundamental à sua
saúde e consequente sucesso académico.
O Serviço de Psicologia
propõe-se disponibilizar apoio psicológico aos estudantes com o objetivo
de promover o seu bem-estar psicossocial, de desenvolvimento pessoal e
cultural, no sentido de prevenir situações de risco e intervir em
situações de crise ao nível pessoal e de desajustamento académico ou
social, através de aconselhamento individual para que os estudantes
possam lidar com os desafios que a experiência académica oferece, na
medida em que se trata de um contexto que trás muitos desafios, mudanças
e situações de vulnerabilidade acrescida.
EquipaPsicóloga: Cláudia Vidal Pinheiro
Coordenadores do Projeto: Prof. João Frade & Profª. Rosa Marat
LocalizaçãoEscola Superior Náutica Infante D. Henrique
Contacto Institucionalapoiopsicologico@enautica.ptHorário do Apoio PsicológicoA agendar com a psicóloga no período de 4ª-feira das 15-19H
Marcação e AtendimentoA
marcação de consulta ou sessões de Apoio Psicológico deve ser feito
através do registo do pedido de marcação de consulta ou sessão realizado
a partir do preenchimento do formulário "
Pedido de Marcação de Apoio Psicológico".
O
agendamento das sessões dependerá da gestão de algumas prioridades de
urgência e após a análise e apreciação do pedido tendo em conta as vagas
existentes.
O atendimento poderá ser feito de modo presencial ou
através de videoconferência, dependendo das disponibilidades existentes
no momento em que os estudantes se encontram aquando do início ou
decorrer das sessões.
Os estudantes devem fazer o "
Pedido de Marcação de Apoio Psicológico" através do preenchimento do formulário online e receberá uma resposta do seu pedido até 8 a 10 dias no máximo.
A
partir da proposta de marcação da sessão que será acertada de acordo
com a disponibilidade do estudante, será feita uma sessão presencial de
avaliação e/ou despiste da situação pela psicóloga e definido um projeto
de apoio psicológico ou psicoterapêutico mediante a necessidade de
resposta à situação.
A impossibilidade de comparecer à sessão deverá ser comunicada com um mínimo de 48H de antecedência.
Para
outras informações, os estudantes podem dirigi-las à caixa de correio
eletrónico, as quais serão somente respondidas pela equipa do Serviço de
Psicologia. Todos os conteúdos contidos no correio eletrónico estão
sujeito à confidencialidade.
Taxas de Pagamento:Os alunos da ENIDH podem usufruir gratuitamente das consultas de psicologia.