PT
EN
PT
EN
STEP
PROJETOS
STEP - PROGRAMA STUDENT TRANSITION & ENGAGEMENT PROGRAM

Step by step, we make it happen


O Programa Student Transition & Engagement Program (STEP) é uma proposta de ação conjunta da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL), Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e da Escola Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH), que se constituíram em consórcio, para a candidatura ao Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, da Direção Geral do Ensino Superior.

O Programa STEP assenta em cinco pilares que se constituem como fatores críticos de promoção do sucesso académico e de prevenção do abandono no ensino superior, nomeadamente:
- Programa de Acolhimento de Estudantes do 1.º ano
- Programa de Mentorado
- Desenvolvimento da Aprendizagem e do Ensino
- Capacitação de professores
- Monitorização do Sucesso Escolar

Coordenadores do Projeto:
Prof. João Frade (joaofrade@enautica.pt)
Profª. Rosa Marat (rosamarat@enautica.pt)

Consórcio


Serviço de Apoio Psicológico

Missão
O Serviço de Apoio Psicológico (SAP) tem como principal missão dar resposta às necessidades e problemas de âmbito psicológico que se têm vindo a manifestar nos estudantes ao longo dos anos de formação nos diferentes cursos da ENIDH. O Serviço constitui-se como um dos recursos da ENIDH para dar apoio aos seus estudantes privilegiando a promoção do seu desenvolvimento psicoafetivo e social como aspeto fundamental à sua saúde e consequente sucesso académico.
O Serviço de Psicologia propõe-se disponibilizar apoio psicológico aos estudantes com o objetivo de promover o seu bem-estar psicossocial, de desenvolvimento pessoal e cultural, no sentido de prevenir situações de risco e intervir em situações de crise ao nível pessoal e de desajustamento académico ou social, através de aconselhamento individual para que os estudantes possam lidar com os desafios que a experiência académica oferece, na medida em que se trata de um contexto que trás muitos desafios, mudanças e situações de vulnerabilidade acrescida.

Equipa
Psicóloga: Cláudia Vidal Pinheiro
Coordenadores do Projeto: Prof. João Frade & Profª. Rosa Marat

Localização
Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

Contacto Institucional
apoiopsicologico@enautica.pt

Horário do Apoio Psicológico
A agendar com a psicóloga no período de 4ª-feira das 15-19H

Marcação e Atendimento
A marcação de consulta ou sessões de Apoio Psicológico deve ser feito através do registo do pedido de marcação de consulta ou sessão realizado a partir do preenchimento do formulário "Pedido de Marcação de Apoio Psicológico".
O agendamento das sessões dependerá da gestão de algumas prioridades de urgência e após a análise e apreciação do pedido tendo em conta as vagas existentes.
O atendimento poderá ser feito de modo presencial ou através de videoconferência, dependendo das disponibilidades existentes no momento em que os estudantes se encontram aquando do início ou decorrer das sessões.
Os estudantes devem fazer o "Pedido de Marcação de Apoio Psicológico" através do preenchimento do formulário online e receberá uma resposta do seu pedido até 8 a 10 dias no máximo.
A partir da proposta de marcação da sessão que será acertada de acordo com a disponibilidade do estudante, será feita uma sessão presencial de avaliação e/ou despiste da situação pela psicóloga e definido um projeto de apoio psicológico ou psicoterapêutico mediante a necessidade de resposta à situação.
A impossibilidade de comparecer à sessão deverá ser comunicada com um mínimo de 48H de antecedência.
Para outras informações, os estudantes podem dirigi-las à caixa de correio eletrónico, as quais serão somente respondidas pela equipa do Serviço de Psicologia. Todos os conteúdos contidos no correio eletrónico estão sujeito à confidencialidade.

Taxas de Pagamento
Os alunos da ENIDH podem usufruir gratuitamente das consultas de psicologia.

Questões Frequentes
1. Quem Pode Utilizar o Serviço de Apoio Psicológico (SAP)?
Qualquer estudante matriculado na ENIDH que frequente os diferentes níveis de estudo.

2. Em que circunstâncias poderei vir a necessitar de apoio do Serviço de Apoio Psicológico?
Por questões de natureza psicológica, como por exemplo, sentir uma ansiedade exagerada em situações de avaliação, de falar em público em contexto de apresentações orais; preocupações ou expectativas excessivas relativas ao futuro pessoal e/ou profissional; evitamento ou rejeição de situações em contexto de formação académica ou estágio, ou situações de contexto social (fobias ou pânico), cansaço físico ou psíquico, desgaste ou esgotamento físico ou psíquico (depressão), problemas emocionais em contexto das relações interpessoais e em sequência de experiências de estágio académico ou profissional; dificuldades de adaptação ao ensino superior por motivos de afastamento da casa de família de origem ou dificuldades de integração social ou cultural no ambiente académico, dificuldades de relações interpessoais com origem no contexto familiar ou qualquer contexto de origem que seja causador de quebra ou de perturbação do rendimento académico.

3. Como posso aceder ao Serviço de Apoio Psicológico?
Efetuando o registo do pedido de marcação através do preenchimento do formulário online "Pedido de Marcação de Apoio Psicológico".

4. O Serviço de Apoio Psicológico é Pago?
O Apoio Psicológico ou psicoterapêutico é pago através de uma taxa simbólica de 5€ para os alunos dos CTESP e do 1º ciclo de estudos e de 20€ para os alunos do 2º ciclo de estudos, à exceção da sessão de avaliação ou despiste da situação (1ª sessão) que é gratuita. Os estudantes bolseiros estão isentos de taxa. Todas as sessões marcadas com os estudantes são pagas exceptuando as que são desmarcadas até 48H antes da hora da sessão prevista. A gestão das marcações é essencial para o bom funcionamento do serviço e para a disponibilização das vagas.

5. O Serviço garante a confidencialidade sobre a minha situação e do que é falado durante as sessões?
O apoio psicológico e psicoterapêutico funciona de acordo com as normas éticas e deontológicas estabelecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses que garante confidencialidade de todo o processo.

TOPO
TOPO
PARCERIAS
CONTACTOS
DIREÇÕES
Av. Engenheiro Bonneville Franco 
2770-058 PAÇO DE ARCOS


info@enautica.pt    
Tel.:214 460 010 «Chamada para a rede fixa nacional»
Fax:214 429 546
PARCERIAS
RECEBA TODAS AS NOVIDADES
REDES SOCIAIS
Copyright © Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 2022   |  Desenvolvimento e Design: