Nos dias 15 e 16 de Novembro, a Associação dos Portos de Língua Portuguesa promove o seu XII Congresso, em Luanda, com a capital angolana a receber de novo uma reunião magna da APLOP.
O evento, em modo presencial e online, vai decorrer na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAAP), abrindo com as intervenções de Miguel Matabel (Presidente da APLOP), Alberto Bengue (Presidente da APANG – Associação dos Portos de Angola), Ricardo Viegas D´Abreu (Ministro dos Transportes de Angola), e de Zacarias da Costa (Secretário Executivo da CPLP). A reunião magna integra quatro painéis, sendo encerrada por Carlos Fernandes Borges, Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário do Governo de Angola.
"Inovação e Digitalização ao serviço da competitividade portuária", "A Resiliência dos Portos da CPLP e os Desafios da Descarbonização da Economia", "O Direito Portuário nos Países da CPLP" e "Internacionalização dos Portos dos Países de Língua Portuguesa" são os temas dos quatro painéis do XII Congresso, que congregam perto de uma vintena de oradores e moderadores.
A organização disponibiliza um hotsite dedicado a esta reunião magna da APLOP. Em http:////congresso-luanda2021.aplop.org/ , os cibernautas são convidados a percorrer as diversas etapas da vida da instituição, desde o período pré-fundacional até aos dias de hoje.
As notícias sobre as reuniões referidas são complementadas com a disponibilização de um acervo considerável e de grande utilidade para os parceiros do sector marítimo-portuário: mais de uma centena de ficheiros powerpoint e pdf de suporte às intervenções efetuadas, perto de 500 vídeos reportando os trabalhos dos congressos, e mais de cinco mil fotografias.
Trata-se de material publicado nos vários espaços que a APLOP mantém na web, do Youtube ao VIMEO, passando pelo Slideshare, Instagram, FLICKR e vários outros.
Recorde-se que a APLOP (site oficial: http:////aplop.org/) foi constituída em Maio de 2013, tendo como objetivos reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, estando integrados como associados nove países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). De registar ainda a adesão de várias empresas de topo do universo marítimo-portuário português e além-fronteiras.