O Conselho Diretivo da Região Sul em parceria com o Conselho Regional do Colégio de Engenharia Naval promove, no dia 30 de maio, no âmbito da exposição de Maquetes de Barcos e Pontes, uma Conferência baseada na Construção Naval, no Projeto, na descarbonização do Transporte Marítimo e na cooperação Indústria/Academia.
A sessão pretende contribuir com reflexões sobre os temas apresentados na exposição Barcos e Pontes patente na Sede da Ordem dos Engenheiros, até 15 de junho.
Neste país de MAR, a Engenharia Naval foi e será relevante no contexto nacional e internacional. Nesta sessão, pretende-se realçar a experiência na construção naval e perspetivar o futuro para a transição energética, há uma urgência imediata com os combustíveis marítimos, mais limpos e menos poluentes, com a consequente diminuição do efeito de estufa.
Pretende-se contribuir com reflexões sobre estas temáticas, promover a cooperação da indústria com a academia e a formação superior para o setor marítimo e portuário, no sentido de criar elos motivadores para as gerações vindouras e continuar a dar "novos mundos ao mundo".
Programa
17h00 - Abertura da Sessão
Eng. Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros
17h05 - Construção Naval
Eng. José Sardinha, Desenvolveu a sua atividade profissional nas áreas de projeto, direção técnica e organização industrial
17h35 - Projeto Naval em Portugal
Eng. Pedro Antunes, Vera Navis-Projeto
18h00 - A relação entre a Indústria e a Academia
Prof. Ribeiro Silva, IST-Cooperação Industria/Academia
18h30 - Descarbonização do Transporte Marítimo
Eng. Ricardo Centeno, EMSA Diretor Técnico
19h00 - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique - Formação Superior para o Setor Marítimo e Portuário
Eng. Vitor Franco, Presidente da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
19h30 - Encerramento
Eng. António Carias de Sousa, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul