Objetivos:
O Curso de Operador Restrito no GMDSS (sistema mundial de socorro e segurança marítima) insere-se no âmbito da formação especializada de curta duração conducente a certificação.
O objetivo geral é qualificar profissionais com um bom conhecimento do GMDSS nas áreas costeiras (A1) e aptos a operar os equipamentos, proporcionando capacidades aprofundadas sobre os Regulamentos das Radiocomunicações e Serviço Móvel Marítimo em especial nos procedimentos das comunicações marítimas de socorro, urgência, segurança e rotina em VHF.
Condições de admissão: Todos os oficiais da marinha mercante e/ou desportistas náuticos (que tenham o certificado de Operador Restrito de Radiotelefonista (VHF)). Também poderão candidatar-se à frequência do curso funcionários da administração pública e das empresas armadoras e portuárias, desde que sejam devidamente credenciados por estas, e possuam currículo considerado adequado pela ENIDH (possuir certificado de Operador Restrito de Radiotelefonista (VHF)). Portaria nº 1273/95 (1ª série), de 25/10/95 e Despacho nº 11 130/2000 (2ª série), de 31/05/00.
Programa sumário: