A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), em conjunto com o Instituto Superior Técnico (IST), obteve financiamento para um projeto de Investigação e Desenvolvimento, ao abrigo do programa "FRONTEX RESEARCH GRANTS PROGRAMME – Grant Agreement 2023/352".
Os investigadores da ENIDH são os professores Hugo Marques, Mário Assunção, Pedro Teodoro, Ricardo Póvoa e Rosa Marat. Os investigadores do IST são os professores João Fernandes e Paulo Branco.
O projeto denominado
"Smart Energy Management System for Sustainable Extended-range Marine Unmanned Surface Vehicles - SEMS4USV" teve início em setembro de 2023 e terá a duração de 1 ano.
Os trabalhos que se pretendem desenvolver irão ser realizados com embarcação USV-enautica1, desenvolvida no projeto Sea2Future. O projeto está enquadrado na linha de investigação "Embarcações autónomas e eficiência energética" do Centro de Investigação e Desenvolvimento (CID) da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.
O financiamento de 54.073,60 € irá permitir o pagamento a dois bolseiros de investigação, a um bolseiro de iniciação à investigação, e diversos equipamentos.
Os tópicos das bolsas que serão atribuídas na ENIDH são:
1) identificação e definição de perfis e variáveis típicas de missão nas ações de vigilância de fronteiras para modelação dos parâmetros do USV e o desenvolvimento do seu sistema inteligente de gestão de energia;
2) Desenvolvimento e aplicação de ferramentas de otimização multi-objetivo para configuração de um plano de missão inicial e realização de simulações de cenários típicos para testar o desempenho do sistema inteligente de gestão de energia implementado.
Notícias