Os gestores de bibliografias e/ou referências bibliográficas são programas que permitem organizar, armazenar e gerir referências bibliográficas (de livros, artigos e Websites, entre outros). Através destas ferramentas é possível importar registos bibliográficos e, quando disponível, PDFs a partir de bases de dados.
Dos diversos programas existentes, sugerem-se as seguintes soluções que estão disponíveis sem custos para o utilizador.
O
EndNote é um software de geração automática de citações e referências bibliográficas. A sua integração com um processador de texto permite que à medida que vai sendo produzido um documento (artigos, teses, livros, relatórios) sejam inseridas citações e no final seja criada automaticamente a respetiva lista de referências bibliográficas de acordo com o estilo selecionado.
É um software compatível com
Windows e Macintosh.
Existe nas versões EndNote Desktop (link is external) e
EndNote Online, que podem ser usadas em conjunto ou de forma independente.
Tutoriais:
Quick Reference Guide e Endnote Online – Help
Mais informação
O Software
Mendeley é um gestor de referências gratuito e uma rede social académica. Permite a organização de referências bibliográficas numa base de dados online e desktop, criando uma gestão das referências utilizadas nos documentos de forma fácil e automatizada de toda a bibliografia.
Software de gestão de referências, de código aberto e de livre acesso, que permite gerir dados bibliográficos e materiais relacionados com a pesquisa (como PDFs). Funciona em macOS (10.9 – 10.14), Windows (7 ou posterior) e Linux. É compatível com Chrome (55 ou posterior), Firefox (52 ou posterior) e Safari (10 – 12). Permite a sincronização online, a geração de citações (em texto, rodapés e bibliografias), bem como a integração com os processadores de texto Microsoft Word e LibreOffice.