PT
EN
PT
EN
NUPROSHIP II (2025-2026)
PROJETOS
NUPROSHIP II (2025-2026)

O projeto Nuclear Propulsion for Merchant Ships (NuProShip II) – Research Council of Norway, desenvolvido pela NTNU - Norwegian University of Science and Technology em cooperação com elevado número de instituições entre as quais a ENIDH, teve início a 1 de janeiro de 2025 e terminará a 31 de dezembro de 2026.

Valor Estimado do Projeto: 1.064.000 EUR

Valor Estimado para a ENIDH: 88.700 EUR

Os investigadores da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique são os Professores Luís Baptista (Investigador Principal), Pedro Teodoro, Sandrina Pereira, e João Morim.

O Consórcio
  • NTNU - Norwegian University of Science and Technology (Noruega) - (coordenador)
  • Sirius Design & Integration AS (Noruega)
  • Island Offshore Group (Noruega)
  • Lerøy Havfisk AS (Noruega)
  • Wilhelmsen Ships Service (Noruega)
  • SinOceanic Shipping AS (Noruega)
  • Wallenius Wilhelmsen (Noruega)
  • Arthur J. Gallagher & Co. (Estados Unidos da América)
  • Siemens Energy (Alemanha)
  • Norges Rederiforbund - Norwegian Shipowners' Association (Noruega)
  • Cefor (Noruega)
  • IDOM (Espanha)
  • Knutsen O.A.S Shipping AS (Noruega)
  • OSM Thome (Noruega)
  • DNV - Det Norske Veritas (Noruega)
  • VARD Group AS (Noruega)
  • KTH Vetenskap Och Konst - Royal Institute of Technology in Stockholm (Suécia)
  • Sjofartsdirektoratet – Norwegian Maritime Authority (Noruega)
  • ENIDH (Portugal)
  • Emerald Nuclear Inc. (Vendor - Estados Unidos da America)
  • Sempre.ai (Vendor - Estados Unidos da America)
  • Kairos Power (Vendor - Estados Unidos da America)
  • Peregrine Turbine Technologies (Vendor – Estados Unidos da América)
  • Blykalla (Vendor - Suécia)
Resumo
Investigar e resolver o grande desafio da descarbonização dos grandes navios exige uma abordagem interdisciplinar. O projeto NuProShip II ("Nuclear Propulsion for Merchant Ships") desenvolvido pela NTNU - Norwegian University of Science and Technology em cooperação com elevado número de instituições entre as quais a ENIDH, possui linhas de trabalho que abordam vários ângulos e objetivos de investigação sobre propulsão nuclear. Investigar e resolver o grande desafio da descarbonização dos grandes navios exige uma abordagem interdisciplinar.

No projeto inicial, NuProShip I, desenvolvido entre 2023 e 2024, foi analisada uma lista de reatores nucleares que poderão vir a ser utilizados na propulsão de navios, mas no projeto atual, a decorrer entre 2025 e 2026, torna-se necessário identificar como estes reatores também poderão cumprir com os requisitos detalhados para vários tipos de navios e modos operacionais, envolvendo engenharia nuclear, projeto de navios, engenharia marítima, requisitos legais e muito outros aspetos relevantes para a indústria marítima. Os reatores deverão também estabelecer um conjunto de requisitos para: 1) projeto do navio; 2) tripulação; 3) operações de manutenção e segurança; 4) capacidades remotas e 5) gestão da carga do navio. Este processo abrange também a ciência náutica, os fatores humanos, a engenharia de manutenção, as tecnologias de comunicação, a termodinâmica e sistemas, a ciência dos materiais, a automação e o controlo, nomeadamente.

O projeto também foca explicitamente o envolvimento das partes interessadas, incluindo estaleiros navais, portos, o setor segurador e muito mais. Obviamente, tal empreendimento enfrenta uma série de importantes desafios de I&D. Com base nas conclusões do primeiro projeto (2024), NuProShip I, existe a confiança de que os problemas tecnológicos poderão vir a ser resolvidos. É por este motivo que estes problemas continuam a ser estudados no projeto NuProShip II, a decorrer até ao final de 2026. Esta não é, de todo, uma tarefa fácil, mas é exequível. No entanto, é cada vez mais claro que o envolvimento das partes interessadas será crucial na escolha das tecnologias, uma vez que, em última análise, o resultado dos projetos deve ser aprovado pela sociedade. Compreender como as pessoas pensam e o que pode ser feito para as ajudar a compreender as novas tecnologias nucleares será, por isso, crucial, pois de nada serve desenvolver tecnologias de propulsão nuclear que cumpram todos os requisitos técnicos e comerciais se estas não forem aprovadas pela sociedade.

A divulgação dos resultados e o envolvimento das partes interessadas serão também atividades essenciais para que o projeto atinja o sucesso pretendido. Tendo em conta o interesse suscitado por este projeto junto setor marítimo, recentemente, o armador nacional de navios de cruzeiro Mystic Cruises integrou a lista de parceiros do consórcio. No que diz respeito às atividades do projeto, decorreu em 17 de junho em Aalesund, Noruega, a "2025 International Conference on Nuclear Propulsion for Shipping", na qual participaram os Professores da ENIDH, Luís Baptista, Pedro Teodoro e Sandrina Pereira, que estão a cooperar no âmbito do projeto.





TOPO
TOPO
PARCERIAS
CONTACTOS
DIREÇÕES
Av. Engenheiro Bonneville Franco 
2770-058 PAÇO DE ARCOS


info@enautica.pt    
Tel.:214 460 010
Chamada para a rede fixa nacional
Fax:214 429 546
PARCERIAS
REDES SOCIAIS
Copyright © Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 2022   |  Desenvolvimento e Design: