PT
EN
PT
EN
PBDH (2024-2026)
PROJETOS
PBDH - PRR PORTUGAL BLUE DIGITAL HUB (2024-2026)

O Portugal Blue Digital Hub (PBDH), entre 1/4/24 e 31/12/25, prolongando-se pelo ano de 2026, focou a transformação digital e sustentabilidade do setor da economia azul. Envolveu colaboração na identificação de necessidades de competências e perfis de formação no setor marítimo e na definição de formações alinhadas com a Convenção STCW para direta inclusão no Catálogo Nacional de Qualificações da ANQEP, contribuindo para desenvolvimento de competências digitais e verdes em contexto marítimo.

Os investigadores da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique foram o os Professores Mário Assunção (Investigador Principal), Sandrina Pereira, Valéria Pequeno, Adriana Fernandes, Manuela Batista, Paulo Henriques, João Morim, José Costa, Pedro Teodoro, e Ricardo Póvoa.

O Consórcio
  • Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar (Portugal) - (coordenador)
  • AIR Centre - Atlantic International Research Centre (Portugal)
  • ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade (Portugal)
  • CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Portugal)
  • INESC TEC (Portugal)
  • Beta-i Collaborative Innovation (Portugal)
  • DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (Portugal)
  • Magellan - European Affairs Consultancy (Portugal)
  • Universidade de Aveiro (Portugal)
  • InovaRia- Rede de Inovação em Aveiro (Portugal)
  • Universidade Nova de Lisboa (Portugal)
  • Yacooba Labs (Portugal)
  • Instituto Hidrográfico (Portugal)
  • IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera (Portugal)
  • Sines Tecnopolo (Portugal)
  • Startup Madeira (Portugal)
  • ENIDH (Portugal)
Missão e Objetivos
O Portugal Blue Digital Hub (PBDH) teve como desígnio promover a transformação digital das PME e das entidades públicas do setor da economia azul nacional, favorecendo a interoperabilidade entre empresas, estimulando o empreendedorismo e a atração de investimento estrangeiro, com especial foco no desenvolvimento de serviços baseados na inteligência artificial (mas não em exclusivo). Em simultâneo, o PBDH também pretendeu focar-se na promoção da digitalização do setor público na área do mar, sobretudo no que se refere à simplificação de acesso a dados.

O PBDH teve 3 objetivos estratégicos:
  • Testar antes de investir;
  • Atrair investimento, financiamento e desenvolver o ecossistema de inovação;
  • Desenvolver competências e formação necessárias à transição digital do Cluster do Mar Português.
Atividades e Serviços
O PBDH centrou-se na facilitação ao acesso a 8 grupos de serviços digitais (desenvolvidos com primazia da Inteligência Artificial), inovação, formação e de apoio ao investimento:
  • Serviços digitais para gestão ecos sistémica e ambiental da economia azul;
  • Serviços de prototipagem digital (simulação digital e manufaturação aditiva);
  • Serviços para interoperabilidade de acesso a dados, adoção de standards e padrões Europeus e Internacionais e a serviços de informação públicos na economia azul;
  • Análise de dados e data science para modelação e previsão de processos, tendo vista a otimização de processos industriais (nas vertentes de produtividade e de eficiência ambiental);
  • Serviços de data science, mining e de business intelligence de mercados para otimizar o conhecimento de mercados exportadores e do perfil dos consumidores;
  • Serviços digitais para mensuração e monitorização do impacto gerado por investimentos ESG nos setores da economia azul;
  • Serviços de aceleração para PME (startups e scale-ups) digitais da economia azul, prestados em articulação com fundos de investimento privados e instrumentos públicos comunitários;
  • Serviços de formação na área digital.
Intervenção da ENIDH
A ENIDH foi parceira do ISQ no desenvolvimento das atividades do WP7.

Objetivos do Work Package 7 (WP7):
  • Identificar necessidades de competências e perfis de formação no setor marítimo;
  • Garantir a implantação de uma plataforma digital com formações que apoiem a transição digital e verde das PME e organizações do setor público da economia azul;
  • Promover a qualificação e a formação de marítimos em competências digitais de acordo com a Convenção STCW, de modo a refletir sua inclusão no Catálogo Nacional de Qualificações da ANQEP;

O projeto contou com um investimento total de 5.89 milhões de EUR, ao que corresponde um apoio financeiro, que reveste a forma de incentivo não reembolsável, no montante de 4.45 milhões de EUR. A ENIDH contou com um valor total de 99.244 EUR, que corresponde a um apoio financeiro de 74.433 EUR. Dimensão: Transição Digital. Componente: Empresas 4.0. Investimento: Catalisação da Transição Digital das Empresas. Código de Operação: 03/C16-i03/2022.P861. O projeto PBDH foi cofinanciado por: PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa, União Europeia – NextGenerationUE e EDIH – European Digital Innovation Hubs Networks.

Resumo
O Portugal Blue Digital Hub (PBDH), focou a transformação digital e sustentabilidade do setor da economia azul. Envolveu colaboração na identificação de necessidades de competências e perfis de formação no setor marítimo (Task 7.1) e na definição de formações alinhadas com a Convenção STCW para inclusão no Catálogo Nacional de Qualificações da ANQEP (Task 7.3), contribuindo para desenvolvimento de competências digitais e verdes em contexto marítimo. O Portugal Blue Digital Hub (PBDH) teve como maior desígnio promover a transformação digital das PME e das entidades públicas do setor da economia azul nacional, favorecendo operabilidade entre empresas, estimulando atração de investimento estrangeiro e empreendedorismo, com foco no desenvolvimento de serviços baseados na inteligência artificial (mas não em exclusivo).

Em simultâneo, o PBDH também pretendeu focar-se na promoção da digitalização do setor público na área do mar, sobretudo no que se refere à simplificação de acesso a dados. O PBDH teve 3 objetivos primários: 1) testar antes de investir; 2) atrair investimento, financiamento e desenvolver o ecossistema de inovação; 3) desenvolver formação e competências necessárias à transição digital do Cluster do Mar Português.

O PBDH centrou-se na facilitação ao acesso a oito grandes grupos de serviços digitais (desenvolvidos com primazia de inteligência artificial), de inovação, de formação e de apoio a investimento: 1) serviços digitais para gestão ecosistémica e ambiental da economia azul; 2) serviços de prototipagem digital (simulação digital e manufaturação aditiva); 3) serviços para interoperabilidade de acesso a dados, adoção de padrões europeus e internacionais e a serviços de informação públicos na economia azul; 4) análise de dados e ciência de dados para modelação e previsão de processos, tendo vista a otimização de processos industriais (nas vertentes de produtividade e de eficiência ambiental); 5) serviços de data science, mining e de business intelligence de mercados para otimizar o conhecimento de mercados exportadores e perfil dos consumidores; 6) serviços digitais para mensuração e monitorização do impacto gerado por investimentos ESG nos setores da economia azul; 7) serviços de aceleração para PMEs (startups e scale-ups) digitais da economia azul, prestados em articulação com fundos de investimento privados e públicos comunitários; 8) serviços de formação na área digital.

A ENIDH foi parceira do ISQ no desenvolvimento das atividades do Work Package 7 do PBDH, cujos objetivos foram: 1) identificar necessidades de competências e perfis de formação no setor marítimo (Task 7.1); 2) garantir a implantação de uma plataforma digital com formações que apoiem a transição digital e verde das PME e organizações do setor público da economia azul (Task 7.2); 3) promover a qualificação e a formação de marítimos em competências digitais de acordo com a Convenção STCW, de modo a refletir sua inclusão no Catálogo Nacional de Qualificações da ANQEP (Task 7.3).

O projeto PBDH contou com um investimento total de aproximadamente 5.9 milhões de euros, ao que correspondeu um apoio financeiro, que revestiu a forma de incentivo não reembolsável, no montante de aproximadamente 4.5 milhões de euros. A ENIDH contou com um valor total de aproximadamente 99 mil euros, que correspondeu a um apoio financeiro de aproximadamente 74 mil euros.





TOPO
TOPO
PARCERIAS
CONTACTOS
DIREÇÕES
Av. Engenheiro Bonneville Franco 
2770-058 PAÇO DE ARCOS


info@enautica.pt    
Tel.:214 460 010
Chamada para a rede fixa nacional
Fax:214 429 546
PARCERIAS
REDES SOCIAIS
Copyright © Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 2022   |  Desenvolvimento e Design: