PT
EN
PT
EN
NOTÍCIAS
ENIDH
USV-ENAUTICA1 TESTADO PELA PRIMEIRA VEZ EM ÁGUA NA ENIDH

A 17 de Dezembro foi testado pela primeira vez em água o casco da embarcação não tripulada USV-enautica1. Contou com a presença dos professores Mário Assunção e Rosa Marat e o grupo de alunos que finalizou esta etapa importante para o projeto no âmbito do seu Centro de Investigação e Desenvolvimento da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

O casco foi transportado para a piscina da ENIDH, local onde foi realizada a prova, com o intuito de testar a estabilidade e a altura do calado. O próprio peso do casco ronda os 15 kg e verificou-se em água um calado equilibrado em todas as suas partes, de cerca de 8 cm.

Fez-se uma simulação considerando o peso dos motores e baterias até a um peso total de 162 kg. Nesta situação o calado atingiu os 24-25 cm. No projeto da embarcação era esperado 25 cm para 150 kg de peso, o que está razoavelmente próximo dos valores inicialmente calculados.

Nesta prova presenciou-se o sucesso da construção do casco realizado pelo grupo responsável. A prova permitiu, à equipa de alunos envolvidos, a oportunidade de verificar o trabalho de fabrico do casco, desde seu desenho até aos procedimentos da construção. Este projeto visa a promoção da constante aquisição de competências e o desenvolvimento em trabalhos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento (II&D).

Ver filme do teste no Youtube: https://youtu.be/XmUqgOO6efI

TOPO
TOPO
PARCERIAS
PARCERIAS
RECEBA TODAS AS NOVIDADES
REDES SOCIAIS