PT
EN
Languages
Espaço

PROFISSÕES MARÍTIMAS TÊM UM ENORME POTENCIAL DE CRESCIMENTO

> Início > ENIDH > Notícias

Num recente artigo publicado pela revista Visão, refere-se um estudo divulgado no mês passado pelas associações BIMCO e ICS – International Chamber of Shipping, onde se estima que apenas 1,89 milhões de marítimos estão a operar um total de mais de 74 mil navios na frota mercante global – número muito reduzido devido à pandemia -, estando a provocar um debate na indústria marítima. Esta escassez das tripulações põe em risco o fornecimento de mão-de-obra esperada nos próximos anos.

Este relatório da Seafarer Workforce, que veio substituir o relatório anterior (A Oferta e Procura Globais para marítimos, de 2015) prevê, com base em projeções de crescimento do comércio marítimo mundial, que serão necessários mais 89.510 oficiais até 2026. Neste relatório é ainda destacado um défice atual de cerca de 26.240 oficiais certificados, e uma procura de marítimos que ultrapassou a oferta, em 2021.

Assim, os jovens que pretendam ter uma carreira de sucesso e elevados níveis de remuneração, devem optar por candidatar-se aos cursos para oficiais da marinha mercante da ENIDH (Pilotagem, Engenharia de Máquinas Marítimas e Engenharia Eletrotécnica Marítima). Note-se que os oficiais da marinha mercante com experiência profissional comprovada no mar, são também muito procurados pelas empresas em terra da área da Economia Azul.

Para além dos cursos para oficiais da marinha mercante, os diplomados dos cursos de gestão dos transportes e logística e gestão portuária são igualmente muito procurados por empresas e operadores do setor marítimo e portuário.

Pode obter mais detalhes sobre este tema nos seguintes artigos:


|
|
|
|
|
CONTACTOS
info@enautica.pt    Tel.:214 460 010 | Fax:214 429 546
Av. Engenheiro Bonneville Franco 
2770-058 PAÇO DE ARCOS
PARCERIAS
NEWSLETTER
Logotipo
Política de Privacidade
Copyright © Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 2016
Desenvolvimento e Design : iconO2