A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a Connect Robotics realizaram com sucesso uma série de testes com UAVs (Unmanned Aerial Vehicle) e USVs (Unmanned Surface Vehicle) ao largo da costa da Trafaria.
As provas incluíram voos autónomos de um drone (UAV) até à embarcação autónoma da ENIDH (USV), com foco na entrega precisa de carga. Estes testes representam um marco significativo na demonstração do seu potencial em operações offshore.
Para Mário Assunção, vice-presidente da ENIDH, "A nossa colaboração com a Connect Robotics é um testemunho da nossa dedicação em fomentar a inovação e partilhar conhecimentos. Estamos entusiasmados com as futuras perspetivas que a criação desta cooperação traz para o setor marítimo.".
O CEO da Connect Robotics, Eduardo Mendes, referiu que estão "muito satisfeitos com a colaboração com a ENIDH para demonstrar o potencial transformador da nossa tecnologia UAV em aplicações offshore. Esta colaboração sublinha o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação e estamos ansiosos por explorar as possibilidades que esta parceria oferece.".