A cooperação entre o IPMA e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH, Oeiras), firmada através de protocolo datado de março de 2021, traduz-se de forma prática na receção de praticantes da Escola a bordo do Navio de Investigação (NI) do IPMA "Mário Ruivo" e conta com a supervisão da tripulação do navio.
Estes tripulantes constituem novos elementos da comunidade da economia azul e demostram outras facetas do navio "Mario Ruivo" na formação em contexto de trabalho dos alunos que escolhem a ENIDH para manter bem viva a tradição dos marítimos portugueses.
O protocolo entre o IPMA e a ENIDH tem por objetivo promover atividades de cooperação que reforcem interesses mútuos, nomeadamente, na realização de ações de formação profissional, estágios de estudantes e diplomados, conferências, colóquios e seminários.
Atualmente, e até meados de agosto, decorre a bordo do NI a campanha de sismologia marinha "UpFlow", liderada pela investigadora Ana Ferreira do University College London (UCL), num financiamento do European Research Council (ERC) de cerca de 2,8 milhões de euros, e que resulta de uma parceria entre a UCL e o IPMA.
No âmbito da sua missão enquanto laboratório de Estado para os domínios do Mar e da Atmosfera, o IPMA empenha-se na promoção de parcerias e ações de partilha de conhecimento com universidades nacionais e internacionais, centros de investigação e entidade públicas ou privadas, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento económico e social, assim como para a segurança coletiva.
Pode visualizar esta
notícia no sítio do IPMA.