A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a École Nationale Supérieure Maritime (ENSM) acabam de assinar um memorando de entendimento para a cooperação marítima e que visa a formação internacional de quadros para os setores marítimo e portuário de Portugal e de França.
No âmbito deste memorando, as instituições irão promover o ERASMUS + e permitir que estudantes e/ou professores participem num programa de intercâmbio entre França e Portugal; incentivar a harmonização da formação dos marítimos com base nos instrumentos pertinentes da Organização Marítima Internacional, a fim de facilitar a mobilidade dos estudantes e formandos nas escolas europeias; participar em intercâmbios para sublinhar a necessidade de um ensino marítimo comum em toda a Europa; bem como participar em ações promovidas pelos governos de ambos os países no domínio marítimo.
O documento foi assinado na II edição do Sustainable Blue Economy Investment Forum e contou também com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e do seu homólogo francês, Hervé Berville.