Nos dias 17 e 18 de maio, realizou-se uma visita de estudo de alunos dos cursos de Engenharia da ENIDH ao Estaleiro de Viana do Castelo e outras instalações da área marítima situadas no norte do país. A visita foi realizada por 21 alunos dos cursos de licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas (LEMM), Engenharia Eletrotécnica Marítima (LEEM) e de cursos TeSP em Mecânica Naval e Mecatrónica Naval, acompanhados por seis docentes.
No dia 17, a comitiva deslocou-se até Viana do Castelo para visitar os estaleiros navais (ENVC). A comitiva da ENIDH foi recebida pelo Eng. Paulo Branco dos ENVC, diplomado da LEMM, que deu as boas vindas aos visitantes. Seguiu-se uma visita guiada às oficinas, docas e navios que estão a ser construídos e reparados no estaleiro.
Da parte da tarde, realizou-se a visita de estudo ao navio hospital Gil Eannes, atracado no cais comercial do porto de Viana do Castelo. Foram visitadas as diversas partes do navio, com particular destaque para a casa de máquinas, que por gentileza foi disponibilizada à comitiva da Escola, e que em geral não está acessível ao público.
No final do dia, a comitiva viajou para pernoitar em Aveiro.
No dia 18 de maio, realizaram-se de manhã as visitas ao navio museu Santo André e ao Museu Marítimo de Ílhavo. Da parte da tarde, a comitiva deslocou-se até ao terminal do Forte da Barra para visitar o ferry Salicórnia, que recentemente entrou ao serviço entre o Forte da Barra e S. Jacinto. Este navio foi o primeiro ferry desenvolvido em Portugal, por empresas nacionais e é dotado de propulsão totalmente elétrica.
Após a visita, a comitiva regressou a Paço de Arcos, onde chegou pelas 20h.
As comissões coordenadoras dos cursos envolvidos agradecem aos ENVC, Mystic Cruises, Fundação Gil Eannes, Museu Marítimo de Ílhavo e funcionários do navio Santo André pela excelente receção e acompanhamento que deram à delegação da ENIDH.