PT
EN
PT
EN
NOTÍCIAS
ENIDH
40 FINALISTAS DOS CURSOS DE GESTÃO DA ENIDH EMBARCARAM NUMA MEGA VISITA TÉCNICA
28 MAI 2022

⚓ West Sea / Mystic Cruises / KLOG Logística / APDL / Douro Azul / ROM Boat /APA

 
Os alunos do curso de Gestão Portuária e do curso de Gestão de Transportes e Logística, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) realizaram nos dias 25, 26 e 27 de maio, atividades técnico-pedagógicas que resultaram da articulação entre a Academia, a Indústria e a Sociedade.
 
Os 40 finalistas dos cursos de Gestão da ENIDH iniciaram as atividades com as visitas técnicas aos Estaleiros Navais da West Sea, Lda, uma referência na indústria da construção e reparação naval e à KLOG Logística, S.A., empresa que opera no setor da logística e transportes.
 
Nestas empresas observaram vários processos associados à(s) dinâmica(s) do(s) planeamento(s), à logística e gestão da cadeia de abastecimento e às questões de segurança e ambiente. Foi, também, possível visitar o navio Word Traveller, da Mystic Cruises, e contar com as simpáticas e profissionais explicações dos colaboradores licenciados pela ENIDH.
 
No porto de Aveiro e no porto de Leixões, para além das visitas técnicas aos diferentes terminais portuários, incluindo o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, e a visita à PRIO, fábrica de biodiesel em Aveiro, foi possível conhecer o posicionamento global da APA e da APDL no contexto nacional e internacional.
 
A visita ao porto de Leixões centrou-se nos aspetos das infraestruturas logísticas de suporte à atividade portuária. A visita ao porto de Aveiro centrou-se nos aspetos relacionados com a Gestão Ambiental Portuária, nomeadamente, na Transição Energética e Digital do Porto de Aveiro.
 
Aos futuros gestores foram apresentadas, na Douro Azul, as empresas do grupo, as estratégias de expansão e internacionalização, a par da sustentabilidade ambiental e da mitigação da pegada ecológica decorrente da atividade dos navios de cruzeiro.
A comitiva da ENIDH teve a oportunidade de visitar e explorar, outro projeto do grupo, o Museu Interativo e Parque Temático World of Discoveries.
 
Para um recém-licenciado é importante, par do conhecimento e da capacidade de resolução de problemas, permanecer motivado e ser empreendedor ao longo da vida.
Este entendimento foi reforçado na visita técnica à ROM Boat (Rebuild Ocean Motivation), uma Startup dedicada ao projeto de embarcações de design exclusivo em edições limitadas. Nos estaleiros situados no Terminal Sul do Porto de Aveiro, foi possível conhecer as oficinas de remodelação e reconstrução de embarcações e o local onde se disponibiliza o serviço de armazenamento de embarcações a seco.
 
Esta Mega Visita Técnica contribuiu para a materialização da visão e da missão da ENIDH, que colabora, continuamente, com parceiros setoriais para reforçar as competências dos futuros quadros superiores do sector Marítimo-Portuário nas áreas da Intermodalidade, Gestão e Logística.
 
Esta atividade, coordenada pelo Comandante Hugo Bastos e pela Prof.ª Manuela Batista, contou com a participação dos Professores Marco Oliveira, Camilo Lima e Alexandre Silva, e com atividades técnico-pedagógicas dinamizadas pelos seguintes parceiros: APA- Administração do Porto de Aveiro, S.A, West Sea - Estaleiros Navais, Lda, Douro Azul, Mystic Cruises, APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA, KLOG Logistics e ROM Boats. 

TOPO
TOPO
PARCERIAS
PARCERIAS
RECEBA TODAS AS NOVIDADES
REDES SOCIAIS