PT
EN
PT
EN
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MARÍTIMA
ENIDH
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MARÍTIMA

O Departamento de Engenharia Marítima - DEM, foi constituído em Outubro de 2008, na sequência da publicação dos Estatutos da ENIDH (despacho normativo nº 40/2008, de 18 de Agosto) que adequou os anteriores Estatutos da Escola ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). O DEM é a unidade orgânica responsável pela gestão dos cursos de mestrado, licenciatura e técnicos superiores profissionais (CTeSP), na área de engenharia da ENIDH.

O departamento tem atualmente à sua responsabilidade, as seguintes ofertas formativas:

Mestrado


Licenciaturas


CTeSP

O corpo docente do Departamento de Engenharia Marítima é composto por cerca de 34 docentes, sendo que cerca de 29% são doutores. Para além dos docentes doutorados, outros docentes ao serviço do DEM estão igualmente a realizar os respetivos trabalhos de doutoramento.

Atualmente, estão inscritos cerca de 350 alunos nos cursos de engenharia da ENIDH, o que corresponde a cerca de 46% do total da população escolar da Escola, constituída por cerca de 750 alunos.

O DEM participa também na lecionação dos cursos de licenciatura em Pilotagem, Gestão dos Transportes e Logística e Gestão Portuária.

O Departamento de Engenharia Marítima da ENIDH, acumula a experiência de várias décadas de trabalho dos seus docentes em atividades de ensino, investigação e desenvolvimento. A diversidade de competências intrínsecas a um corpo docente próprio, qualificado e constituído por 11 docentes habilitados com o grau de doutor, associadas à qualidade e variedade dos equipamentos laboratoriais e simuladores avançados, conferem ao DEM as competências indispensáveis a um ensino de elevada qualidade.

Diversos docentes do DEM exercem regularmente atividades de investigação em diversos centros de investigação acreditados pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), nomeadamente IDMEC, INOV e INESC. Futuramente, passarão a integrar o Centro de Investigação e Desenvolvimento (CID) da ENIDH, atualmente em fase de instalação.

O DEM assegura ainda a realização de exames de Reciclagem para Oficiais de Máquinas Marítimas e de Oficiais Radioeletrónicos que pretendam regressar à atividade marítima, bem como a participação em júris de Exames de Competência, da responsabilidade da Administração Marítima (DGRM), para obtenção das diversas cartas de oficial da marinha mercante, conforme previsto no Regulamento de Inscrição Marítima (RIM).

O atual presidente do Conselho de departamento de Engenharia Marítima, é o Prof. Manuel Duarte Dias Mendes Nogueira - manuelnogueira@enautica.pt

TOPO
TOPO
PARCERIAS
PARCERIAS
RECEBA TODAS AS NOVIDADES
REDES SOCIAIS