A DGRM, em parceria com a DNV e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, convida todos os interessados do setor marítimo-portuário para uma Sessão Técnica de esclarecimento sobre o Regulamento FuelEU Maritime.
Decorrente das medidas europeias de combate às alterações climáticas, e como parte do pacote global de política climática "Fit for 55", foi publicado o Regulamento 2023/1805/UE, de 13 de setembro (FuelEU Maritime), com impacto no transporte marítimo e nos portos. Este Regulamento tem o objetivo a descarbonização do setor marítimo promovendo o aumento da utilização de combustíveis renováveis e hipocarbónicos e de fontes de energia alternativas no transporte marítimo em toda a União Europeia, em consonância com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica à escala da União o mais tardar até 2050.
O Regulamento FuelEU Maritime aplica-se, a partir de 1 de janeiro de 2025, às companhias de transporte marítimo com navios de arqueação bruta superior a 5 000 toneladas, que utilizem os portos de um Estado Membro da União Europeia e define medidas que visam a redução efetiva das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), geradas pelos navios. Para o efeito, este regulamento prevê limites de intensidade para as emissões de GEE resultantes da energia utilizada a bordo de um navio, definidas para períodos de 5 anos até 2050. Prevê também a utilização de fontes de energia elétrica em terra ou de tecnologias de emissões nulas em porto para navios de contentores e de passageiros, e a utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis e de origem não biológica.
Atendendo às obrigações previstas neste regulamento, a ENIDH em parceria com a DGRM e DMV, irá promover a realização de uma sessão de esclarecimento no próximo dia 21 de janeiro das 9h00 às 16h30, com repetição no dia 22, no Auditório DGRM de Paço de Arcos em Oeiras, destinado a todos os interessados no setor marítimo-portuário. Portanto, podem V. Exas optar por um dos dias que vos seja mais conveniente, ou distribuir os vossos colaboradores pelos dois dias de forma a minimizar o impacto nas vossas organizações.
Programa para o dia 21, com repetição no dia 22:
• Session 1
9h00 – 11h00 Main requirements and key compliance stakeholders
• Session 2
11h30 – 12h30 Monitoring, reporting and verification
Lunch break (free)
• Session 3
13h30 – 15h00 Commercial and financial implications
• Session 4
15h30 – 16h30 Low GHG fuels availability and documentation
A sessão decorrerá em língua inglesa e será ministrada pelo seguinte especialista:
Mr Tore Longva
Tore Longva has a MSc in Industrial Economics from the Norwegian University of Science and Technology (2004) with a specialization in organization development and business administration. In 2012 he graduated from the DNV GL technology and innovation programme at the University of California, Berkeley. He has worked in DNV since 2006 on research and business development projects mainly on innovation in maritime transport value chains and improving environmental performance of shipping. Tore Longva is an experienced lead author and project manager for several research and forecast studies on emission reduction and cost-benefit assessments of emission reduction technologies in shipping. He has been instrumental in developing and applying DNV's Pathway model since 2017 and have been lead author for several editions of the annual Maritime Forecast to 2050, and the assessment of the impact on the fleet of short-term GHG measures for the IMO. He has been following closely the development of regulating GHG in shipping as an advisor in the Norwegian delegation to the Marine Environmental Protection Committee in the IMO since 2008, including the developing of the EEDI, DCS, SEEMP, EEXI and CII regulations under MARPOL Annex VI. He also follows the developing of the EU regulations on GHG. Tore is currently the Chair of the Low Carbon Global Industry Alliance since 2023.
Inscrição
A sessão é de entrada gratuita. O pedido de inscrição deve ser enviado para o endereço eletrónico comunicacao@dgrm.pt com a indicação do dia.