Projeto de apoio Psicológico "SimplesMENTE"
O projeto de apoio psicológico "SimplesMENTE", pretende prestar apoio psicológico ao Estudante da ENIDH e intervir na promoção da Saúde Mental na ENIDH.
Missão
O projeto de Serviço de Apoio Psicológico, "SimplesMENTE", tem como principal missão dar resposta às necessidades e problemas de âmbito psicológico que se têm vindo a manifestar nos estudantes ao longo dos anos de formação nos diferentes cursos da ENIDH. O Serviço constitui-se como um dos recursos da ENIDH para dar apoio aos seus estudantes privilegiando a promoção do seu desenvolvimento psicoafetivo e social como aspeto fundamental à sua saúde e consequente sucesso académico.
O
Serviço de Psicologia propõe-se disponibilizar apoio psicológico aos estudantes com o objetivo de promover o seu bem-estar psicossocial, de desenvolvimento pessoal e cultural, no sentido de prevenir situações de risco e intervir em situações de crise ao nível pessoal e de desajustamento académico ou social, através de aconselhamento individual para que os estudantes possam lidar com os desafios que a experiência académica oferece, na medida em que se trata de um contexto que trás muitos desafios, mudanças e situações de vulnerabilidade acrescida.
Marcação e Atendimento
A marcação de consulta ou sessões de Apoio Psicológico deve ser feito através do registo do pedido de marcação de consulta ou sessão realizado a partir do preenchimento do formulário
"Pedido de Marcação de Apoio Psicológico".
O agendamento das sessões dependerá da gestão de algumas prioridades de urgência e após a análise e apreciação do pedido tendo em conta as vagas existentes.
O atendimento poderá ser feito de modo presencial ou através de videoconferência, dependendo das disponibilidades existentes no momento em que os estudantes se encontram aquando do início ou decorrer das sessões.
A partir da proposta de marcação da sessão que será acertada de acordo com a disponibilidade do estudante, será feita uma sessão presencial de avaliação e/ou despiste da situação pela psicóloga e definido um projeto de apoio psicológico ou psicoterapêutico mediante a necessidade de resposta à situação.
A impossibilidade de comparecer à sessão deverá ser comunicada com um mínimo de 48H de antecedência.
Para outras informações, os estudantes podem dirigi-las à caixa de correio eletrónico, as quais serão somente respondidas pela equipa do Serviço de Psicologia. Todos os conteúdos contidos no correio eletrónico estão sujeito à confidencialidade.