Licenciaturas
Numa altura em que o Mar se assume cada vez mais como um desígnio nacional, naturalmente, todas as atividades relacionadas com o sector marítimo-portuário assumem um papel dominante no desenvolvimento do país. A ENIDH - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, como única instituição pública de ensino superior em Portugal com a missão de formar quadros superiores para os transportes marítimos e portos, procura dar resposta às necessidades que resultam da importância crescente deste sector da atividade, contando, para esse objetivo, com corpos docente e administrativo excelentemente qualificados, instalações, equipamentos laboratoriais e sistemas de simulação de elevada qualidade, sendo de destacar os laboratórios e simuladores, que têm sido objeto de elevados investimentos, no sentido de proporcionar aos estudantes as melhores condições para o desenvolvimento de competências e qualificações.
No caso específico dos cursos marítimos, os planos curriculares ao nível de licenciatura (Pilotagem, Engenharia de Máquinas Marítimas e Engenharia Eletrotécnica Marítima), obedecem aos padrões de formação estabelecidos pela Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers da IMO - Organização Marítima Internacional (http:////www.imo.org/en/OurWork/HumanElement/TrainingCertification/Pages/STCW-Convention.aspx), o que garante aos seus diplomados a obtenção de certificação internacional para o exercício da sua atividade profissional em qualquer marinha mercante nacional e internacional ao nível operacional (oficial chefe de quarto). Estes cursos são reconhecidos a nível nacional pela Administração Marítima Portuguesa – DGRM (https://www.dgrm.mm.gov.pt/).
Deve notar-se que no sector dos transportes marítimos, quer a nível interno quer a nível internacional, o mercado de trabalho está atualmente bastante carenciado de profissionais qualificados para a marinha mercante, portos e logística.
Os cursos de Licenciatura disponibilizados pela ENIDH são:
· Licenciatura em Pilotagem
· Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas
· Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Marítima
· Licenciatura em Gestão Portuária
· Licenciatura em Gestão de Transportes e Logística.
Licenciatura em Pilotagem
· Descrição do curso e condições de acesso (link)
· Coordenador de Curso: Prof. João Carlos Frade (joaofrade@enautica.pt)
Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Marítima
Licenciatura em Gestão Portuária
Licenciatura em Gestão Transportes e Logística
Mestrados
Os mestrados da ENIDH destinam-se à formação pós-graduada de oficiais de marinha mercante e de outros quadros para o sector dos transportes que satisfaçam os padrões de qualidade adotados internacionalmente no sector marítimo-portuário.
As aptidões e conhecimentos requeridos a estes profissionais, pela sua vastidão e especificidade, não podem ser assegurados através de uma formação ao nível da licenciatura. Importa ainda, preparar profissionais habilitados e empenhados no desenvolvimento de atividades de investigação científica no domínio dos transportes marítimos, portos e logística.
Os planos curriculares dos mestrados em Pilotagem e Engenharia de Máquinas Marítimas, obedecem aos padrões de formação estabelecidos pela Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers da IMO - Organização Marítima Internacional (http:////www.imo.org/en/OurWork/HumanElement/TrainingCertification/Pages/STCW-Convention.aspx), o que garante aos seus diplomados a obtenção de certificação internacional para o exercício da sua atividade profissional em qualquer marinha mercante nacional e internacional ao nível de gestão. No caso do mestrado em Pilotagem, permite ascender à categoria profissional de capitão da marinha mercante e no caso do mestrado em Engenharia de Máquinas Marítimas, permite ascender à categoria profissional de Engenheiro Maquinista Chefe. Estes cursos são reconhecidos a nível nacional pela Administração Marítima Portuguesa – DGRM (https://www.dgrm.mm.gov.pt/).
Deve notar-se que no sector dos transportes marítimos, quer a nível interno quer a nível internacional, o mercado de trabalho está atualmente bastante carenciado de profissionais qualificados para a marinha mercante, nomeadamente ao nível de gestão (chefias).
Mestrado em Engenharia de Máquinas
Marítimas
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são de cursos superiores de dois anos letivos, regulados pelo Decreto-lei n.º 63/2016 com a Republicação do Decreto-Lei n.º 74/2006 que regulamenta os Graus académicos e diplomas do ensino superior. Os cursos TeSP estão disponíveis na ENIDH desde o ano letivo 2015-2016.
Estes cursos têm a duração de quatro semestres letivos (dois anos) a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).
Os CTeSP contemplam as componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho. A formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre letivo. A ENIDH assinou um elevado número de protocolos de estágio com empresas de referência no mercado de trabalho, que garantem uma grande diversidade de áreas possíveis de estágios profissionais em contexto de trabalho.
A conclusão de um curso TeSP permite a obtenção de um Diploma de Técnico Superior Profissional, que é equivalente ao nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) - (link)
Os titulares de um curso TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior. Muitos dos cursos TeSP da ENIDH permitem obter um número significativo de créditos (ECTS) válidos nos ciclos de estudos de licenciatura da ENIDH.
Vantagens dos CTeSP
i) Os CTeSP são lecionados em ambiente
de ensino superior, pelos mesmos docentes que lecionam nas licenciaturas e nos
mestrados, e com acesso aos mesmos laboratórios, salas, oficinas e
equipamentos;
ii) Os CTeSP são cursos especificamente direcionados para o mercado de
trabalho, com uma importante componente prática;
iii) Estes cursos integram um estágio com a duração de um semestre, que se
encontra previamente assegurado pela ENIDH, através de protocolos já celebrados
com as empresas;
iv) Os diplomados com os cursos CTeSP podem prosseguir os seus estudos nos
cursos de licenciatura da ENIDH, sem necessidade de realizarem exames nacionais
ou de provas de acesso (se concorrerem aos cursos para os quais está previsto o
prosseguimento de estudos).
Destinatários
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente
equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas
a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23
anos, realizadas, para o curso em causa, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei
n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis n.os 113/2014, de 16
de julho, e 63/2016, de 13 de setembro;
c) Podem igualmente candidatar -se ao acesso aos cursos técnicos superiores
profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET),
de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino
superior.
Acesso e ingresso no ensino superior
O acesso e ingresso no ensino superior, para os titulares de um Curso Técnico
Superior Profissional (CTeSP), é regulado pelo Decreto-lei n.º 63/2016.
Os titulares de um curso TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura da ENIDH pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
Os cursos técnicos superiores profissionais (CTESP) oferecidos pela ENIDH são
os seguintes:
Estes cursos podem ser lecionados em regime diurno ou pós-laboral, tendo em consideração a opinião maioritária dos candidatos colocados no concurso de acesso ao respetivo curso.
Para obter mais informações acerca das candidaturas a estes cursos, os interessados poderão contactar os docentes responsáveis pelos cursos:
Serviço Académico:
· Telefone: 214 460 011 / 7