PT
EN
Languages
Espaço

ENCONTRO ECONOMIA DO MAR - POR NOVOS RUMOS

INÍCIOInícioENIDH ENIDHAGENDA Agenda

Encontro ECONOMIA DO MAR - POR NOVOS RUMOS

Visibilidade, Comunicação, Imagem, História Marítima, Artes e Letras - que estará em debate durante todo o dia na Ericeira (Programas em anexo). 

Pretende-se contribuir para redesenhar, reequacionar, trilhar e comunicar, um conjunto de propostas de ações que permitam identificar oportunidades de alavancar de forma sustentável a economia do cluster do Mar.

A parte da manhã é dedicada aos dois workshops em que irão participar (entrada limitada aos membros das sessões paralelas)  na Ericeira Business Factory.

Os workshops visam a partilha de conhecimentos das V/ áreas de especialidade com vista a enriquecer o debate no âmbito da Economia do Mar. As sessões abordam os temas seguintes:  
  • Conhecimento, Identidade, História Marítima, Artes e Letras

Como promover a partilha de conhecimento que permita um desenvolvimento sustentável de oportunidades económicas do Mar?/ Que metáforas impactam o público a compreender o Mar e as suas oportunidades?/ Pode Portugal ser compreendido como um país com identidade eminentemente marítima? Como podem as Artes & Letras contribuir para compreender o passado histórico marítimo nacional?

  • Comunicação, Imagem e Marca

Comunicar o Mar: para quê? Pode o Mar ser "a" Marca distintiva Portuguesa? / Como comunicar o Mar de modo impactante? / Qual o poder distintivo das marcas associadas ao Mar ou à sua economia? / Como é que a Economia do cluster do Mar pode beneficiar com o planeamento estratégico do branding e da comunicação? Como pode a Cultura Marítima ser promovida e dinamizada?

 

Na parte da tarde irá ocorrer o plenário no Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva. A entrada na sessão plenária é livre mediante inscrição.

 

Objetivos do grupo EcoMar XXI

No verão de 2019, foi criado o Grupo de Trabalho "EcoMar XXI" aberto a representantes de entidades públicas e privadas, bem como a outros cidadãos dos mais diversos sectores ligados ao Mar, que de forma voluntária pretendam dar um contributo pessoal para relançar o debate iniciado pelas Jornadas do Mar, promovidas pela AORN entre 2005 e 2010, tendo como base de trabalho o relatório "Hypercluster da Economia do Mar - Um domínio de potencial estratégico para o desenvolvimento da economia portuguesa" produzido pela SAER para a ACL.

 

Neste sentido, serão realizados vários Encontros "Economia do Mar - Por Rumos a Navegar", um por cada um dos doze eixos estratégicos identificados no trabalho do Prof. Ernâni Lopes.

Estão em preparação os Encontros sobre Turismo e Desporto Náutico; Pescas e Industria do Pescado; Pensamento Estratégico; Construção e Reparação Naval, ao longo de vilas e cidades da orla costeira portuguesa.

 

A organização destes encontros tem por meta assegurar a integração dos conteúdos produzidos nas várias sessões de trabalho relativas aos eixos estratégicos do Hypercluster do Mar. Assim, tem-se como objetivo contribuir para a operacionalização de cada eixo através de propostas articuladas e integradas com as restantes sessões.

 

Destas iniciativas resultará um relatório final com as conclusões e recomendações de cada encontro. Tais conteúdos visam contribuir para uma estratégia holística e sustentável para dinamizar a economia do Mar em Portugal. 

 

Inscrições: geral@comm-pt.org


CONTEÚDO RELACIONADO
|
|
|
|
|
CONTACTOS
info@enautica.pt    Tel.:214 460 010 | Fax:214 429 546
Av. Engenheiro Bonneville Franco 
2770-058 PAÇO DE ARCOS
PARCERIAS
NEWSLETTER
SOCIAL MEDIA
Logotipo
Política de Privacidade
Copyright © Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 2016
Desenvolvimento e Design : iconO2