As operações de manutenção e conceitos de fiabilidade permitem obter um conhecimento integrado do funcionamento da manutenção numa unidade industrial. Este conhecimento possibilitará reduzir custos e otimizar o processo produtivo pelo que será uma mais valia quando devidamente aplicado. São disponibilizados meios para definir planos de manutenção com base no contexto operacional e nos equipamentos, complementarmente são fornecidas ferramentas para uma abordagem analítica à elaboração de planos de manutenção tendo por base a fiabilidade.
A presente microcredencial pretende apresentar e caracterizar os fundamentos das operações de manutenção e conceitos de fiabilidade. Nesta perspetiva são apresentadas ferramentas que podem contribuir para tornar mais operacional o otimizado o processo produtivo das unidades industriais.
O diploma do curso é enquadrado como uma microcredencial de nível 5, do Quadro Europeu de Qualificações, com 4 ECTS (45 horas de contacto) e conferente de certificado mediante a aprovação na atividade de avaliação.
Regime de Frequência
O curso irá funcionar de forma presencial em período pós-laboral, com atividades de carácter teórico ou prático. Está previsto decorrer em 11 sessões de 4 horas e 1 hora para avaliação (prova escrita).
Propinas, Taxas e Emolumentos: 370€
• Estruturação de instalações e codificação de funções. Características das funções e contextos operacionais. Contexto operacional, severidade e criticidade - 4 horas
• A estruturação das instalações na ótica da produção. Linhas produtivas. Processo, produção e manutenção. Custo de ciclo de vida - 4 horas
• Estruturação de equipamentos. Conceitos de família, modelo e entidade - 4 horas
• Distribuições estatísticas e distribuições mais usadas em manutenção - 4 horas
• Esperança matemática de vida, fiabilidade e disponibilidade - 4 horas
• Falhas e modos de falha. Aproximação estatística às falhas e modelos de falha - 4 horas
• Intervenções predeterminadas e fortuitas. Aproximação estatística aos tempos de intervenção, de reparação, de substituição, de inspeção - 4 horas
• Planos de manutenção e forma de os conceber - 4 horas
• Análise funcional. Analise Fmeca. A aproximação RAMs como base para os planos de manutenção - 4 horas
• Tratamento de informação. Desempenho de manutenção, métricas e indicadores - 4 horas
• Normalização em manutenção e gestão da configuração - 4 horas
Cada candidato deverá preencher a ficha de candidatura e anexar os seguintes documentos:
a. Fotocopia digitalizada de documento de identificação (CC ou BI ou Passaporte)
b. Comprovativo de habilitação do grau de licenciado, quando existente.
A ENIDH, reserva-se o direito de solicitar a entrega de documentação complementar, para apreciação, por parte do Júri, da candidatura apresentada.
Critérios de Admissão
Podem candidatar-se à frequência da microcredencial, detentores de curso superior nas áreas de Engenharia mecânica, eletrotécnica, eletrónica.
Profissionais de áreas da engenharia com comprovada experiência profissional na área deintervenção da microcredencial.