Este concurso destina-se a candidatos que sejam titulares de um curso de dupla titulação de ensino secundário ou de um curso artístico especializado que possibilite o acesso a um curso ministrado na ENIDH.
Rede SUL e ILHAS
A ENIDH integra a seguinte rede de instituições de ensino superior que articulam esta atividade a nível regional: Rede SUL e ILHAS
- Instituto Politécnico de Beja
- Instituto Politécnico de Portalegre
- Instituto Politécnico de Setúbal
- Instituto Politécnico de Santarém
- Universidade da Madeira
- Universidade de Évora
- Universidade do Algarve
- Universidade dos Açores
- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
- Escola Náutica Infante D. Henrique
CONDIÇÕES DE ACESSO
Podem candidatar-se para a realização da prova de avaliação dos conhecimentos da
ENIDH ou de uma das escolas que integram a
Rede SUL e ILHAS, os candidatos titulares dos cursos dupla certificação de ensino secundário e de cursos artísticos especializados, os titulares das seguintes ofertas educativas e formativas de dupla certificação de nível secundário, conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações
a) Cursos profissionais;
b) Cursos de aprendizagem;
c) Cursos de educação e formação para jovens;
d) Cursos de âmbito setorial da rede de Escolas do Turismo de Portugal, I. P.;
e) Cursos artísticos especializados;
f) Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
g) Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
h) Cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
i) Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, nas situações em que os candidatos em causa tenham nacionalidade portuguesa.
Outra condição a observar é a da nacionalidade: apenas podem apresentar candidatura os nacionais de Portugal, de um Estado membro da União Europeia ou os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente. Os estudantes internacionais não podem candidatar-se a este concurso.
A candidatura dos estudantes titulares de curso dupla titulação de ensino secundário/curso artístico é realizada no sítio da Internet da DGES. Após a submissão da candidatura, o candidato deve imprimir o respetivo relatório, que serve de recibo.
CURSOS A QUE SE PODE CANDIDATAR
Os candidatos podem apresentar no máximo três candidaturas a cursos de licenciaturas e mestrados integrados das IES que abram vagas para este contingente no site da DGES.
Os candidatos terão ainda que satisfazer os
pré-requisitos do grupo A, para candidatura aos cursos da ENIDH de Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas e Licenciatura em Engenharia Electrotécnica Marítima e Licenciatura em Pilotagem.
Nos portais das Instituições de Ensino Superior da Rede SUL e ILHAS pode consultar os cursos em que cada uma disponibiliza vagas.
Para se candidatar a um curso de licenciatura da ENIDH, a candidatura às provas pode ser realizada em qualquer uma das instituições que integram a Rede SUL e ILHAS.
Importa ter em atenção que pela inscrição na prova será emitida uma referência multibanco, correspondente ao emolumento de candidatura.
Deliberação n.º 797/2022 - Diário da República - Estabelece condições relativas à candidatura dos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados aos ciclos de estudo de licenciatura e de mestrado integrado.
Realização das provas
Dia 12 de junho de 2024, às 15horas
Sala 2.06
IMPORTANTE:No dia das provas, o candidato deve ter em atenção os procedimentos seguintes:- chegar 30 minutos antes da hora prevista para a realização da prova;
- ser portador do documento de identificação;
- ser portador do material necessário indicado na matriz da prova;
IMPORTANTE:
INFORMAÇÃO PARA A PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS 2024/2025
Para efeitos de candidatura aos cursos das IES que integram o Consórcio Sul e Ilhas, são aceites as provas de ingresso realizadas nos Consórcios Norte e Centro, de acordo com o mapa de reconhecimento
disponível aqui.
Vagas 1ª fase 2024/2025
- Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas - 2 vagas
- Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Marítima - 1 vaga
- Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - 1 vaga
As provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências permitem avaliar a capacidade dos titulares dos cursos dupla certificação de ensino secundário e de cursos artísticos especializados para o ingresso no ciclo de estudos a que se candidata e têm uma ponderação de 30% na classificação final de seriação dos candidatos.
INSCRIÇÃO NAS PROVAS
- Quem se candidata às provas adquire o direito de as realizar, delas resultando uma classificação;
- Quem obtiver aprovação, poderá apresentar candidatura aos cursos de licenciatura e mestrados integrados ministrados na Rede SUL e ILHAS que abram vagas para este contingente
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃOA realização da prova de avaliação dos conhecimentos é obrigatória. A forma e o conteúdo das provas escritas de conhecimentos são definidos, para cada curso, pela Rede SUL e ILHAS.
As provas de avaliação dos conhecimentos realizam-se em todas as Instituições da Rede SUL e ILHAS na mesma data e no mesmo horário. O local, data e hora de realização serão divulgados neste site até três dias úteis antes da realização da mesma.
CLASSIFICAÇÃOA classificação da prova é obtida através da seguinte ponderação das seguintes componentes de avaliação:
50% da componente A – Competências transversais;
50% da componente B – Competências especificas da área científica do curso a que se candidata;
Todas as componentes da avaliação serão classificadas numa escala numérica de 0-20. Aos candidatos aprovados, o júri atribuirá uma classificação final, expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0-20. Caso a classificação final seja inferior a 10, o candidato será classificado como Não Aprovado.
IMPORTANTE:No dia das provas, o candidato deve ter em atenção os procedimentos seguintes:
- chegar 30 minutos antes da hora prevista para a realização da prova;
- ser portador do documento de identificação;
- ser portador do material necessário indicado na matriz da prova;
- ser portador do equipamento de proteção individual, nomeadamente máscara.
Júri Concurso Titulares de Curso de Dupla Certificação de Ensino Secundário/Curso Artístico Especializado CALENDÁRIO DAS PROVAS DE ACESSO AO ANO LETIVO 2024/2025
Calendário de candidatura aos concursos especiais para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2024 -2025 em instituições de ensino superior públicas.
A inscrição nas provas na ENIDH é
efetuada online, devendo ser incluído o
formulário devidamente preenchido, juntamente com os documentos solicitados, entre 6 e 24 de maio de 2024, e tem um valor de
€25 (vinte e cinco euros).
DOCUMENTOS PARA CANDIDATURA- Cópia de Documento de Identificação (BI/CC/Passaporte/Título de Residência permanente);
- Comprovativos de conclusão (ou frequência caso ainda não tenha terminado) do curso de dupla certificação do ensino secundário e de cursos artísticos especializados;
- Cópia do cartão de contribuinte, se não submeteu Cartão de Cidadão;
Em caso de necessidade, não hesite em contactar-nos pelo endereço
secretariaalunos@enautica.pt
Resultados da 1.ª fase do concurso:
Pautas Finais de classificação das provas:
Pautas Provisórias de classificação das provas: