PT
EN
PT
EN
TITULARES DOS CURSOS DE DUPLA CERTIFICAÇÃO
CANDIDATURAS
TITULARES DOS CURSOS DE DUPLA CERTIFICAÇÃO DE ENSINO SECUNDÁRIO/CURSOS ARTÍSTICOS ESPECIALIZADOS
APRESENTAÇÃO
PROVAS
VAGAS
INFORMAÇÃO GERAL DAS PROVAS
CANDIDATURAS
RESULTADOS
Este concurso destina-se a candidatos que sejam titulares de um curso de dupla titulação de ensino secundário ou de um curso artístico especializado que possibilite o acesso a um curso ministrado na ENIDH.



CONDIÇÕES DE ACESSO

Podem candidatar-se para a realização da prova de avaliação dos conhecimentos da ENIDH ou de uma das escolas que integram a Rede SUL e ILHAS, os candidatos titulares dos cursos dupla certificação de ensino secundário e de cursos artísticos especializados, os titulares das seguintes ofertas educativas e formativas de dupla certificação de nível secundário, conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações
a) Cursos profissionais;
b) Cursos de aprendizagem;
c) Cursos de educação e formação para jovens;
d) Cursos de âmbito setorial da rede de Escolas do Turismo de Portugal, I. P.;
e) Cursos artísticos especializados;
f) Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
g) Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
h) Cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
i) Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, nas situações em que os candidatos em causa tenham nacionalidade portuguesa.

Outra condição a observar é a da nacionalidade: apenas podem apresentar candidatura os nacionais de Portugal, de um Estado membro da União Europeia ou os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente. Os estudantes internacionais não podem candidatar-se a este concurso.
A candidatura dos estudantes titulares de curso dupla titulação de ensino secundário/curso artístico é realizada no sítio da Internet da DGES. Após a submissão da candidatura, o candidato deve imprimir o respetivo relatório, que serve de recibo.


CURSOS A QUE SE PODE CANDIDATAR

Os candidatos podem apresentar no máximo três candidaturas a cursos de licenciaturas e mestrados integrados das IES que abram vagas para este contingente no site da DGES.

Os cursos da ENIDH com vagas disponíveis para o ano letivo 2022-2023 são: Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas (Área CNAEF 525) e Licenciatura em Engenharia Electrotécnica Marítima (Área CNAEF 522).

Os candidatos terão ainda que satisfazer os pré-requisitos do grupo A, pois são exigidos pelos cursos da ENIDH que disponibilizam vagas, Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas e Licenciatura em Engenharia Electrotécnica Marítima.

As áreas CNAEF dos cursos que facultam a candidatura aos Cursos de Licenciatura da ENIDH que irão abrir vagas para o ano letivo 2020/2021 são:
• Eletricidade e Energia - Área CNAEF 522
• Construção e Reparação de Veículos a Motor - Área CNAEF 525

Nos portais das Instituições de Ensino Superior da Rede SUL e ILHAS pode consultar os cursos em que cada uma disponibiliza vagas.

Para se candidatar a um curso de licenciatura da ENIDH, a candidatura às provas pode ser realizada em qualquer uma das instituições que integram a Rede SUL e ILHAS.

Importa ter em atenção que pela inscrição na prova será emitida uma referência multibanco, correspondente ao emolumento de candidatura.


Deliberação n.º 797/2022 - Diário da República - Estabelece condições relativas à candidatura dos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados aos ciclos de estudo de licenciatura e de mestrado integrado.




TOPO
TOPO
PARCERIAS
PARCERIAS
RECEBA TODAS AS NOVIDADES
REDES SOCIAIS