PT
Languages
Espaço

COLABORAÇÃO DA ENIDH COM A HAMBURG SUD

INÍCIOInícioENIDH ENIDHNOTÍCIAS Notícias

    Press release

    Hamburg Süd e Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
    assinam protocolo de colaboração


    A importância que o MAR pode ter para a empregabilidade dos jovens marítimos portugueses

    Todos os anos, quatro cadetes portugueses juntar-se-ão às tripulações da Hamburg Süd, uma das dez maiores empresas de porta-contentores do mundo, sendo este a alínea principal de um protocolo assinado recentemente entre o armador germânico e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH). Os primeiros cadetes embarcaram no MV Cap San Nicolas, no passado dia nove de Outubro, em Hamburgo.

    "Atualmente, nove dos nossos navios navegam com bandeira portuguesa", lembrou Caroline Baumgärtner, Senior Manager do Departamento de Crewing da Hamburg Süd, acrescentando que esse foi um dos factores que levaram a companhia a estreitar oficialmente os laços com a ENIDH.

    Caroline Baumgärtner destacou ainda outro argumento relevante para o estabelecimento da cooperação. Em linha com as rotas do armador para a América do Sul, que incluem o Brasil, tripulantes que falem português acrescentam valor às tripulações.

    Para melhor se enquadrarem nas necessidades da companhia, a Hamburg Süd será instrumental na disponibilização de informação relativa às competências de que os cadentes necessitam. Com base nessa informação, a ENIDH será responsável pela seleção.

    "Procuramos jovens oficiais que queiram desenvolver as suas competências, especialmente engenheiros, apoiando-nos assim no aumento do nosso conhecimento técnico e da nossa criatividade para procurar novas soluções. O nosso objetivo é que naveguem connosco até atingirem as posições de capitão ou chefe de máquinas", acrescentou Caroline Baumgärtner. A bordo, terão de demonstrar "empenho, capacidade para trabalhar em equipa e vontade de serem marítimos".

    "Mais uma demonstração da importância do MAR", afirma a EISAP

    A European International Shipowners Association of Portugal (EISAP) mostrou-se satisfeita pela assinatura do protocolo supracitado.

    "Esta é mais uma demonstração da importância do Registo Internacional de Navios da Madeira para a empregabilidade dos jovens marítimos portugueses", congratulou-se o presidente da associação que congrega a maioria dos armadores internacionais com navios registados no MAR, Robert Lorenz-Meyer.

    "Este não é o primeiro documento deste género assinado entre um associado nosso e a ENIDH", acrescentou Lorenz-Meyer, referindo-se, nomeadamente, ao protocolo firmado entre a Escola Náutica e a Euromar, em Maio deste ano, que garante estágios profissionais a dois alunos por semestre.

    "É também papel da EISAP estabelecer a ligação entre os maiores armadores internacionais e as instituições de ensino portuguesas potenciando, por um lado, a empregabilidade dos jovens formados em Portugal e por outro, permitindo à ENIDH, e a outros estabelecimentos de ensino, um contacto mais permanente com o mercado internacional. Esse contacto permitirá às instituições formativas de Portugal adaptarem-se mais rapidamente para responder às necessidades da indústria global", reforçou Robert Lorenz-Meyer.

    A EISAP está "sempre disponível" para ajudar neste tipo de projeto, porque "é nossa intenção contribuir para o incremento do cluster marítimo em Portugal, nomeadamente através da indústria do shipping", concluiu.

    Para mais informações sobre a Hamburg Süd e a sobre a Aliança:
    www.hamburg-sued.com
    www.alianca.com.br

    Para mais informações sobre a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique:
    www.enautica.pt

    Para mais informações sobre a EISAP:
    Gonçalo Nuno Santos
    Email: goncalo.santos@portugal-shipowners.com
    Telefone móvel: 932452886
    www.portugal-shipowners.com


    CONTEÚDO RELACIONADO
    |
    |
    |
    |
    |
    CONTACTOS
    info@enautica.pt    Tel.:214 460 010 | Fax:214 429 546
    Av. Engenheiro Bonneville Franco 
    2770-058 PAÇO DE ARCOS
    PARCERIAS
    NEWSLETTER
    REDES SOCIAIS
    Logotipo
    Copyright © Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 2016
    Desenvolvimento e Design : iconO2