PT
Languages
Espaço

ATIVIDADES DE VELA COM A ASSOCIAÇÃO DAVID MELGUEIRO

INÍCIOInícioENIDH ENIDHNOTÍCIAS Notícias

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a Associação David Melgueiro assinaram o seu protocolo de colaboração em 2014 e desde então têm sido diversas as ações em que a Escola e a Associação tem conjuntamente participado.

O ano de 2016 foi um ano muito importante nesta relação, pois pela primeira vez a Associação estabeleceu com a Escola e com sua Associação de Alunos um acordo em que os alunos poderiam embarcar no veleiro da Associação o "ANIXA".

O "ANIXA" é um veleiro oceânico em aço e que se encontra equipado com todo o equipamento de ajudas à navegação, segurança e comunicações que se encontram em muitos navios, apenas que estes nos navios são de maiores dimensões e potência, de que é exemplo o radar, etc.

O embarque no "ANIXA" tem como objetivos desenvolver o trabalho de equipa, dar aos alunos uma primeira sensação de como pode ser a vida da ponte num navio com quartos, a preparação de viagem, os procedimentos portuários ao nível das comunicações, a observação do mar e análise do seu estado – e relação mar/vento/nebulosidade/meteorologia/correntes, etc.

As manobras de porto e de fundear e ainda uma iniciação à prática de vela, principal nomenclatura e modus operandis.

Foi quase timidamente que os primeiros três alunos apareceram trazidos por um aluno de origem brasileira vivendo nos Açores e frequentando o curso de Engenharia de Máquinas Marítimas noturno, depois houve uma segunda saída e a Associação de alunos reagiu com a impulsão e dinamismo da nossa querida "Daniela", justiça lhe seja feita.

Exames e férias de verão não foram muito favoráveis a muita atividade, contudo o bicho estava lançado e o entusiasmo criado.

Terminou-se o ano de 2016 e parece importante dizer que 38 alunos aproveitaram as saídas de mar do "ANIXA" e mais não foram porque infelizmente as condições meteorológicas dos dois últimos fins de semana do ano não permitiram as saídas de pelo menos mais 10 alunos.

Entramos em 2017 e a Direção da Escola e a Associação de alunos conjuntamente com a Associação David Melgueiro estão a preparar as atividades do ano, mas desde já contam com a participação do "ANIXA" na regata da ENIDH tendo a bordo uma equipa da Escola que será composta por 4 elementos, ainda a serem indicados pela Associação. Esta regata está programada para 5 de Maio, pelo que em Março o "ANIXA" será colocado a seco para a sua beneficiação anual.

Espera-se que nessa ocasião os alunos se ofereçam como voluntários para me ajudar a efetuar as pinturas e as beneficiações necessárias.

A partir da regata as inscrições para saídas durante o fim de semana ficam abertas aos que quiserem ir respirar a maresia do Tejo e experimentar a saída da barra grande até às águas do largo, pelo que uma boa enjoadela é garantida...

A ENIDH, a Oeiras Viva/Marina de Oeiras e a Associação estão a examinar a possibilidade de participação na regata da Volta à Portugal (Porto-Algarve) e na regata dos Descobridores que partirá de Lisboa a 3 de setembro com destino às Canarias (750 milhas). O regresso em cruzeiro será das Canárias até à Madeira numa primeira etapa e depois a etapa final Madeira Lisboa. Este programa ocupará o mês de setembro mas é sem duvida uma experiência inesquecível para os marinheiros velejadores com experiência da Escola Náutica e da Marina de Oeiras. A viagem em oceano aberto obriga a uma tripulação com experiência de vela confirmada, devendo contar com pelo menos três elementos da Escola.

Cte. José Mesquita
Presidente da Associação David Melgueiro


|
|
|
|
|
CONTACTOS
info@enautica.pt    Tel.:214 460 010 | Fax:214 429 546
Av. Engenheiro Bonneville Franco 
2770-058 PAÇO DE ARCOS
PARCERIAS
NEWSLETTER
REDES SOCIAIS
Logotipo
Copyright © Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 2016
Desenvolvimento e Design : iconO2