PT
EN
Languages
Espaço

INAUGURAÇÃO DO ANIXA II NA MARINA DE OEIRAS

INÍCIOInícioENIDH ENIDHNOTÍCIAS Notícias

Criada há quatro anos, a Associação David Melgueiro, com sede em Peniche, ambicionava adquirir uma embarcação para realizar viagens à volta do mundo com jovens e investigadores e recolher informações científicas sobre áreas como o ecossistema marinho e os efeitos das alterações climáticas, para o qual está a angariar investidores e financiamento. O primeiro passo foi dado no passado dia 28 de setembro de 2018 com a cerimónia de Inauguração do Veleiro Anixa II no Porto de Recreio da Marina de Oeiras.


A partir de outubro, o veleiro Anixa II vai realizar ações de formação sobre navegação oceânica e de literacia do mar, levando a bordo não só alunos da ENIDH, como também jovens das escolas, empresas e instituições do concelho de Oeiras. "O veleiro pode vir a ser o primeiro contacto com o mar para muitos jovens", afirmou o Comandante José Mesquita, presidente da Associação David Melgueiro e Confrade da Cofradía Europea de la Vela.

"As principais ações serão focalizadas na oferta de atividades náuticas à comunidade escolar, especialmente aos jovens alunos das escolas do concelho de Oeiras, apoiar as universidades em trabalhos científicos relacionados com rio e o mar e todas as entidades que tenham interesse em descobrir estes ecossistemas", explicou o administrador da empresa municipal Oeiras Viva, António Almeida.

Com a parceria, a empresa municipal Oeiras Viva procura também dinamizar eventos náuticos na Marina de Oeiras e promovê-la no país e no estrangeiro.
A bordo, os jovens são convidados a participar no planeamento da viagem, a verificar as condições necessárias para a navegabilidade ou a observar as condições meteorológicas.
Outra das vertentes da missão do projeto passa por sensibilizar os tripulantes para os efeitos das alterações climáticas no mar.

O veleiro, de 12 metros e com capacidade para alojar a bordo sete tripulantes, é propriedade privada do presidente da Associação David Melgueiro, que o disponibilizou para o projeto.

A embarcação, de 37 anos, antes apelidada 'Lynn Rival', foi adquirida a um casal inglês, que deu a volta ao mundo e que, em 2009, foi raptado por piratas da Somália ao largo das Seychelles.

Espera-se que os alunos da ENIDH possam aproveitar as atividades do ANIXA II para ganhar experiência de mar e deste modo complementar a sua formação teórica na Escola com a prática de navegação à vela.


|
|
|
|
|
CONTACTOS
info@enautica.pt    Tel.:214 460 010 | Fax:214 429 546
Av. Engenheiro Bonneville Franco 
2770-058 PAÇO DE ARCOS
PARCERIAS
NEWSLETTER
SOCIAL MEDIA
Logotipo
Política de Privacidade
Copyright © Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 2016
Desenvolvimento e Design : iconO2