PT
Languages
Espaço

CTESP

INÍCIO Início

    Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) são de cursos superiores de curta duração, regulados pelo Decreto-lei n.º 63/2016 com a Republicação do Decreto-Lei n.º 74/2006 que regulamenta os Graus académicos e diplomas do ensino superior. Os cursos TeSP estão disponíveis na ENIDH desde o ano letivo 2015-2016.

    Estes cursos têm a duração de quatro semestres letivos (dois anos) a que correspondem 120 unidades de crédito (ECTS).

    Os TeSP contemplam as componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho. A formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre letivo. A ENIDH assinou protocolos de estágio com empresas que garantem uma grande diversidade de áreas possíveis de trabalho.

    A conclusão de um curso TeSP permite a obtenção de um Diploma de Técnico Superior Profissional, que é equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

    Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior. Muitos dos cursos TeSP da ENIDH permitem obter um número significativo de créditos (ECTS) válidos nos ciclos de estudos de licenciatura.


    Vantagens dos cursos TeSP

    Os TeSP são lecionados em ambiente de ensino superior, pelos mesmos docentes que lecionam nas licenciaturas e nos mestrados, e com acesso aos mesmos laboratórios, salas, oficinas e equipamentos;
    Os TeSP são cursos especificamente direcionados para o mercado de trabalho, com uma importante componente prática;
    Estes cursos integram um estágio com a duração de um semestre, que se encontra previamente assegurado pela ENIDH, através de protocolos já celebrados com as empresas;

    Os estudantes vão poder prosseguir estudos nos cursos de licenciatura da ENIDH, sem necessidade de realização dos exames nacionais ou de provas de acesso (se concorrerem aos cursos para os quais está previsto o prosseguimento de estudos).

    Destinatários
    a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

    b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis n.os 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro;

    c) Podem igualmente candidatar -se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.


    Acesso e ingresso no ensino superior

    O acesso e ingresso no ensino superior, para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP), é regulado pelo Decreto-lei n.º 63/2016.
    Os titulares de um curso TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

    Os cursos técnicos superiores profissionais (CTESP) criados pela ENIDH são os seguintes:

    • CTESP-MMN: Manutenção Mecânica Naval
    • CTESP-EAN: Eletrónica e Automação Naval
    • CTESP-RSI: Redes e Sistemas informáticos
    • CTESP-CR: Climatização e Refrigeração

    Para saber mais informações acerca das candidaturas para 2017/2018, os interessados poderão contatar:


    |
    |
    |
    |
    |
    CONTACTOS
    info@enautica.pt    Tel.:214 460 010 | Fax:214 429 546
    Av. Engenheiro Bonneville Franco 
    2770-058 PAÇO DE ARCOS
    PARCERIAS
    NEWSLETTER
    REDES SOCIAIS
    Logotipo
    Copyright © Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 2016
    Desenvolvimento e Design : iconO2